Nos dias 16 e 17 de dezembro, investigadores, estudantes, professores, e pessoas curiosas, reúnem-se na Loja Interativa de Arouca para mais uma edição das Jornadas de Ciência de Arouca.
Serão vários temas em destaque: dos mundos extraterrestres às alterações climáticas e habitabilidade da terra, da imunidade e das doenças ao longo caminho para as curas, da inteligência artificial às novas formas de organização do trabalho, dos movimentos migratórios à mobilidade e transportes no futuro.
Partindo do desafio dos mais novos, que lançaram as questões a explorar, o encontro coloca os estudantes em diálogo com mais de uma dezena de investigadores, jovens e consagrados, que partilharão o seu conhecimento e os resultados do seu trabalho com a comunidade. Entre eles estão investigadores arouquenses, que integrarão uma mesa redonda sobre novos desafios da ciência.
Do programa do evento constará também a apresentação do livro “Diário da Natureza – Serra da Freita”. Editado pelo Município de Arouca, reúne ilustrações alusivas à geo e biodiversidade, bem como ao património cultural da Freita, feitas pelos alunos e professores de Artes da Escola Secundária de Arouca, no âmbito do projeto educativo dinamizado pela Associação Geoparque Arouca.
Abertas a todos e de entrada livre, as Jornadas de Ciência de Arouca são uma iniciativa conjunta dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, Círculo Cultura e Democracia e Município de Arouca, com o apoio do Centro de Formação de Associação de Escolas dos concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis.