A vida social dos algoritmos e a urgência de uma literacia sobre as tecnologias de Inteligência Artificial são os temas abordados no livro “Os Algoritmos e Nós”, da autoria de Paulo Nuno Vicente, que será apresentado esta sexta-feira, 26 de abril, pelas 10h30, na Loja Interativa de Turismo de Arouca. A entrada é livre.
Com este ensaio, Paulo Nuno Vicente procura introduzir o/a leitor/a no domínio geral da Inteligência Artificial e, mais particularmente, nos crescentes desafios sociais, culturais e políticos que se colocam às sociedades contemporâneas.
Quando o governo pelos algoritmos, a algocracia, estabelece novas e complexas dependências entre ciência, tecnologia, política e economia, questiona-se: a que riscos ficam expostos indivíduos e comunidades? Deve esta proliferação algorítmica ser regulada pelos poderes públicos? E em que termos? Estas e outras questões serão respondidas na apresentação do livro.
Sobre o autor
Paulo Nuno Vicente é professor de Media Digitais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde fundou e coordena o iNOVA Media Lab, um laboratório de investigação e desenvolvimento dedicado às áreas da narrativa imersiva e interativa, impacto social da Inteligência Artificial, plataformas web e redes sociais, inovação e transformação digital, visualização de informação e comunicação de ciência. Coordena o Mestrado em Novos Media e Práticas Web e integra o grupo de especialistas do Conselho da Europa sobre Inteligência Artificial e Educação.