Arouca celebra o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor com a apresentação do livro “Uma viagem a Portugal”, do brasiliense Pautílio Alves Filho. Será a 23 de abril (terça-feira), pelas 15h30, na Biblioteca Municipal. Nesta obra, editada no Brasil há cerca de um mês, o autor narra, em tom coloquial e com uma generosa dose de humor, a sua última viagem a Portugal, na companhia do seu editor, o arouquense Victor Alegria, com destaque para a sua passagem por Arouca.
O autor: Pautílio Alves Filho
Pautílio Alves Filho é filho de mãe portuguesa, nascida em Abrunhosa, Viseu. É natural do Rio de Janeiro e vive em Brasília desde 1972. Cursou magistério, economia e administração, alcançando o posto de consultor especial do presidente do Banco Central do Brasil. Reformado, dedica-se atualmente à arte da escrita, tendo já publicado os livros «Fragmentos de inquietude», «Desafiando a idade», «Vidas paralelas», «Chegando lá» e «Lembra-se disto?», aos quais se junta agora “Uma viagem a Portugal”.
O editor: Victor Alegria
O livro “Uma viagem a Portugal” é editado pela Thesaurus Editora de Brasília, propriedade do arouquense Victor Alegria. Nasceu em Arouca, mas o destino levou-o a radicar-se no Brasil em 1963. Fugindo da ditadura de Salazar, decidiu atravessar o Atlântico e ir viver para o “país-irmão”, tendo-se fixado em Brasília. Foi lá que deu asas à sua paixão pela edição literária, dedicando-se ao trabalho da produção do saber e tornando-se um dos primeiros livreiros e editores de Brasília. A Thesaurus é considerada por muitos como uma das mais importantes editoras no mercado cultural brasileiro e além-fronteiras.