Foram dados a conhecer no passado sábado, 18 de janeiro, no evento “PISA para as Escolas – Conhecer para Transformar”, os resultados do projeto PISA para as Escolas aplicado no Município, que teve como entidades cooperantes o Município de Arouca e os Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz.
O projeto mostrou os resultados dos dois agrupamentos em três domínios – Leitura, Matemática e Ciências, revelando que, apesar de Arouca apresentar resultados em linha com as médias nacionais de 2018, existem desafios significativos nos domínios da Leitura e Ciências que requerem uma atenção especial. Os resultados deram igualmente nota de alguma preocupação relacionada com o bullying social e relações interpessoais, conforme destacado pelo professor Gonçalo Xufre, coordenador do projeto “PISA para as Escolas nos Municípios” e docente no Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Lisboa. Este deu ainda nota de que os dados obtidos não evidenciam desigualdades de desempenho baseadas no género ou na origem socioeconómica dos alunos.
De destacar igualmente que, no âmbito deste projeto, cada agrupamento desenvolveu um plano de ação específico que deu a conhecer no sábado. O Agrupamento de Escolas de Escariz apresentou o plano “Teias de Literacia: Tecendo Futuros com Leitura e Equidade” e o Agrupamento de Escolas de Arouca partilhou o plano “Bem-estar, um bem comum”. Estes planos, que vão agora começar a ser implementados, refletem a preocupação em promover uma educação inclusiva e de qualidade, com foco no bem-estar dos alunos e no desenvolvimento da literacia desde idades precoces.
O evento encerrou com intervenções dos especialistas convidados: Ana Sucena, coordenadora do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura, do Instituto Politécnico do Porto, e Rui Marques, coordenador do Programa de Educação Relacional/Relational Lab.
Ana Sucena sublinhou a importância do desenvolvimento das competências de pré-leitura e leitura desde a primeira infância, enquanto Rui Marques explorou a relevância da educação relacional nas escolas e o seu impacto no sucesso escolar.
Para a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, o projeto “Pisa para as Escolas” “reforçou a importância da autorreflexão, da partilha e da aprendizagem colaborativa como pilares para a implementação de ações de melhoria contínua, estando o município comprometido em dar continuidade ao apoio a iniciativas desta natureza”. A autarca acrescentou ainda que “a educação é um eixo central para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do concelho, pelo que queremos que todos os alunos disponham das ferramentas necessárias para alcançar o sucesso e prosperar no futuro, razão pela qual e em articulação com os nossos agrupamentos de escolas e dentro das nossas competências, envidaremos os esforços necessários para tal”.
Este evento contou com a colaboração dos alunos dos cursos profissionais de Técnico de Cozinha/Pastelaria e de Técnico de Restaurante/Bar do Agrupamento de Escolas de Arouca.
O projeto “PISA para as Escolas – Conhecer para Transformar” inseriu-se na oportunidade de financiamento “Planos de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto”, através do Plano de Recuperação e Resiliência.