A Câmara Municipal de Arouca vai comparticipar nos custos com a alimentação dos Bombeiros Voluntários de Arouca, nomeadamente dos elementos que integrem as Equipas de Combate a Incêndios (ECIN) e as Equipas Logísticas de Apoio ao Combate (ELAC) no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR). A autarquia vai atribuir cinco euros por dia por bombeiro, valor que, face ao dispositivo atribuído ao Corpo de Bombeiros de Arouca, ascenderá aos 7520 euros no corrente ano.
A criação das ECIN e ELAC é da responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, entidade que para assegurar o DECIR durante os níveis de empenhamento operacional II, III e IV (período ente 15 de maio e 30 de outubro), recorre, por norma, a bombeiros voluntários. Estes, conforme as suas disponibilidades, asseguram este dispositivo, sendo compensados com 64 euros por 24 horas. A este valor soma-se agora o apoio atribuído pelo município.
A atribuição deste apoio adicional foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de 6 de junho. “Quisemos com este apoio reforçar o reconhecimento pelo serviço que os bombeiros mobilizados para combate a incêndios prestam neste período”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.