Já se encontra em vigor a nova redação do Regulamento Municipal para a atribuição de bolsas de estudo do ensino superior. Uma das principais alterações prende-se com o aumento do valor máximo atribuído que passa a ser de 1347,50€, um acréscimo de quase 100€ face ao anterior regulamento.
Outra das alterações efetuadas prende-se com a criação de uma fórmula de cálculo das bolsas, onde passam a constar todos os elementos do agregado familiar, bem como as despesas, nomeadamente as de saúde e com a habitação. Uma outra alteração é o alargamento do número de estudantes que podem beneficiar deste apoio, que passa a abranger um maior número de potenciais candidatos.
Destinada a estudantes universitários residentes no concelho há pelo menos três anos, este programa anual prevê a atribuição de bolsas consoante o rendimento do agregado familiar, durante um período de 10 meses, que corresponde à duração do ano letivo. Até 30 de novembro, está a decorrer o prazo de candidatura para o corrente ano letivo (2024/2025).
No ano letivo transato, perto de meia centena de estudantes arouquenses beneficiaram de bolsa de estudo, num investimento municipal de cerca de 46 mil euros.
2 milhões investidos anualmente na Educação
Ao todo, o Município investe anualmente cerca de 2 milhões de euros na área da Educação, não estando contemplado neste valor o montante afeto a recursos humanos. A maior valor é despendido nos transportes e refeições escolares, que representam um investimento municipal de perto de um milhão de euros. A segunda área de maior investimento diz respeito aos serviços operacionais, onde se incluem as despesas com água, energia, gás, vigilância e segurança, e que representam um valor de sensivelmente 400 mil euros, seguindo-se, em terceiro lugar, os custos com as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e as Atividades de Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), que ascendem a mais de 200 mil euros, seguidas do investimento em diversos projetos e dinâmicas educativas como é o caso da Fruta escolar, o eco-Escolas, o projeto ColorADD, no valor de mais de 150 mil euros.
A estes valores acrescem ainda os investimentos feitos na renovação do parque escolar público, que se encontra em fase final de conclusão. No corrente ano, foram inauguradas as obras de requalificação dos Polos Escolares de Moldes e de Mansores, e que representaram um investimento municipal de mais de 800 mil euros. Aguarda-se o lançamento da empreitada de requalificação da Escola Básica e Secundária de Escariz, cujo projeto se encontra em elaboração.
No corrente ano letivo, frequentam os estabelecimentos locais de ensino público perto de 2500 crianças e jovens.