A Câmara Municipal de Arouca vai implementar um Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) nos equipamentos desportivos do município, num investimento de 9.520 euros. Os protocolos de cedência de equipamento são assinados na próxima sexta-feira, dia 18, numa sessão que decorre no edifício dos Paços do Concelho, em Arouca.
Com objetivo de melhorar a taxa de sobrevivência de vítimas de problemas cardíacos súbitos que possam conduzir à morte, o programa contempla a distribuição gratuita de desfibrilhadores automáticos externos a seis associações desportivas locais, à qual se junta o Agrupamento de Escolas de Arouca, cujo pavilhão desportivo é alvo de intensa ocupação em período não letivo e palco de diversas competições de âmbito regional.
“Através deste Programa estamos a capacitar os nossos recintos desportivos para que estes possam dar resposta a situações de emergência médica que, como é de conhecimento geral, exigem uma ação rápida e precisa para evitar desfechos menos felizes”, disse a presidente da Câmara Municipal. Margarida Belém destaca ainda que, “aquilo a que o município se propõe não é simplesmente a cedência de equipamento, mas também a garantia de que as associações passam a ter, nas suas estruturas, elementos com formação certificada para atuar neste contexto”.
Assim, a breve trecho, o Futebol Clube de Arouca, a Associação Social, Cultural e Desportiva Unidos de Rossas, o Grupo Desportivo Santa Cruz de Alvarenga, o Centro Cultural e Recreativo de Vila Viçosa, a União Desportiva de Mansores e a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Mosteirô estarão equipados com um desfibrilhador automático externo devidamente licenciado e dotados de operacionais formados em Suporte Básico de Vida e DAE, cuja formação será suportada pelo município no âmbito deste protocolo.
A Câmara Municipal aposta, desta forma, na segurança dos recintos desportivos arouquenses, procurando a redução de riscos de morte súbita por doença cardiovascular junto da comunidade praticante de desporto.