“PISA para as Escolas – Conhecer para Transformar”. É este o nome do evento que irá decorrer este sábado, 18 de janeiro, entre as 9h30 e as 12h30, na Loja Interativa de Turismo de Arouca e no qual se dão a conhecer os principais resultados do projeto PISA para as Escolas, que envolveu, numa primeira fase de diagnóstico, 100 alunos com 15 anos e cerca de 50 professores dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz. A entrada é livre.
O projeto “PISA para as escolas” tinha como principal objetivo capacitar as escolas para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos, promovendo um trabalho em rede baseado na partilha e reflexão conjunta. O Município de Arouca foi uma das entidades parceiras, representando um investimento municipal de 22.755€. A aplicação do PISA para as Escolas no Agrupamento de Escolas de Arouca e no Agrupamento de Escolas de Escariz visou avaliar as competências dos estudantes arouquenses em matemática, leitura e ciências e o modo como essas competências são aplicadas na resolução de problemas do quotidiano.
Numa fase inicial, o Projeto PISA concentrou-se na realização de inquéritos aos alunos, permitindo um diagnóstico detalhado da realidade educativa local. A partir desses dados, foi desenvolvido um trabalho contínuo coordenado por Gonçalo Xufre, docente no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Coordenador Nacional do projeto “PISA para as Escolas nos Municípios”, que envolveu docentes de diferentes ciclos de ensino dos dois agrupamentos, com o acompanhamento da equipa da Educação do Município. Durante o processo, decorreram diversas sessões de trabalho e worshops para construção dos planos de ação, baseados numa análise coletiva, partilha de abordagens e aprendizagens colaborativas, sempre com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem. As principais conclusões e resultados serão partilhados este sábado, 18 de janeiro.
Haverá ainda a participação dos especialistas de referência nacional Ana Sucena, coordenadora do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do Instituto Politécnico do Porto, e Rui Marques, coordenador do Programa de Educação Relacional/Relational Lab, que abordarão problemáticas identificadas ao longo do projeto e apresentarão perspetivas para melhoria.
“A educação tem sido uma das maiores áreas de investimento do Município, seja em termos do edificado, seja na promoção de projetos que visam contribuir para uma educação de qualidade, como é o caso do projeto “PISA para as Escolas nos Municípios”, pelo que aguardamos com expectativa os resultados que irão agora ser apresentados e os respetivos planos de ação que serão fundamentais para uma melhoria das competências dos nossos alunos”, sublinha a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
O projeto “PISA para as Escolas – Conhecer para Transformar” inseriu-se na oportunidade de financiamento “Planos de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto”, através do Plano de Recuperação e Resiliência.