É já nesta quinta-feira que se assinala o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos que colocou fim a 48 anos de ditadura. A data será assinalada com uma sessão comemorativa nos Paços do Concelho, pelas 10h30, presidida pela presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, e pelo presidente da Assembleia Municipal de Arouca, Pedro Vieira. Aberta ao público, contará com uma forte participação de instituições locais representativas da sociedade civil, nas suas diferentes áreas de intervenção, como é o caso da saúde, ação social, educação, proteção civil, associativismo, bem com a intervenção de representantes dos atuais partidos políticos com assento nos órgãos autárquicos e de anteriores autarcas, simbolizando uma das mais importantes conquistas de Abril: o poder autárquico local.
Na tarde do dia 25 de abril, pelas 15h00, será ainda inaugurada a nova exposição temporária do Museu Municipal de Arouca. Intitulada “Retornados: Espoliados da Revolução”, reúne memórias de cidadãos arouquenses ou com raízes em Arouca sobre aquela que foi a maior vaga de emigração mundial do século XX, seguindo-se, pelas 17h00, na Praça Brandão de Vasconcelos, o concerto “Estendal de Abril”, com a interpretação de algumas das músicas mais icónicas do 25 de Abril, como “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, “canção-senha” que despoletou, há 50 anos, o início da revolução. No domingo, 28 de abril, pelas 17h00, decorrerá o concerto “enCantos de abril”, inserido nas XXXV Jornadas Culturais de Arouca promovidas pelo Grupo Coral de Urrô, e que contam com a participação dos alunos de teatro da Academia de Música de Arouca e do Ginasiano Escola de Dança.
“Os 50 anos do 25 de Abril e da democracia constituem-se, assim, como um momento privilegiado para se mostrar o país que nasceu com Abril e, simultaneamente, reafirmar os valores democráticos cada vez mais ameaçados num mundo cada vez mais polarizado e no qual a própria democracia parece cada vez mais estar em causa, pelo que o Município com o envolvimento alargado de todos os agentes políticos e de toda a sociedade civil, preparou um programa diversificado de atividades para celebrar os 50 anos do 25 de Abril com um forte cariz e participação locais e que tem, naturalmente, o seu ponto alto, nesta quinta-feira, quando se assinala o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos”, refere a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém. “Até final do ano serão várias as atividades promovidas pelo Município, agrupamentos de escolas, associações locais e outras entidades, e que já se iniciaram, contando com exposições diversas, conversas temáticas, cinema, teatro, concertos, entre outras atividades”, revela. A programação vai sendo atualizada no sítio da Internet da Câmara Municipal de Arouca em www.cm-arouca.pt e nas redes sociais.
Uma Comissão de Honra para celebrar Abril
Foi com a constituição de uma Comissão de Honra, aprovada em reunião de Câmara de 20 de fevereiro último, que simbolicamente se iniciaram as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Esta é composta por um conjunto de individualidades locais que são representativas das diversas faces de Abril, integrando eleitos locais pós-25 de Abril, representantes de cada um dos partidos com assento na Assembleia Municipal, bem como de diversas entidades da sociedade civil. Conheça abaixo a composição.
- Eleitos locais pós-25 de Abril
- Presidentes de Câmara
- Zeferino Brandão
- Armando Zola
- Artur Neves
- Margarida Belém
- Presidentes da Assembleia Municipal
- Salomé Martingo
- Carlos Alberto Gomes Ferreira
- Carlos Esteves
- Jorge Oliveira
- Elísio Brandão
- Pedro Miguel Vieira
- Presidentes de Câmara
- Representante de cada um dos partidos com assento na Assembleia Municipal
- PS
- PSD
- CDS-PP
- PPM
- Um representante do movimento associativo local (Círculo Cultura e Democracia)
- Um representante de uma associação juvenil local (Centro Juvenil Salesiano)
- Um representante da Rede Social (Santa Casa da Misericórdia de Arouca)
- Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz
- Representantes das forças de segurança/proteção civil
- Bombeiros Voluntários de Arouca
- GNR
- Presidente da AECA
- Um representante dos serviços públicos de saúde (presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga., E.P.E.)
- Presidente da Associação 25 de Abril
- Presidente da Associação Arouquense dos Ex-Combatentes do Ultramar
- Um representante da comunicação social local (Rádio Regional de Arouca)