O Município de Arouca encontra-se, pela primeira vez, entre os 10 primeiros classificados no critério “Conteúdos: Tipo e Atualização” no Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC). Os resultados foram conhecidos no final do mês de dezembro, numa cerimónia que decorreu na Galeria do Paço – Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, promovida pela Universidade do Minho, a Agência para a Modernização Administrativa e a Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica.
Esta é a 11.ª edição do IPIC, que foi criado em 1999 pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, ligado à Escola de Engenharia da Universidade do Minho, para analisar periodicamente a presença online dos municípios nacionais. A iniciativa vem também no seguimento da resolução do Conselho de Ministros 22/2001, que defende uma avaliação regular dos sites dos organismos da administração direta e indireta do Estado. A primeira edição do IPIC estudou os 153 portais de câmaras municipais que possuíam então presença online. A partir de 2009, todos os 308 municípios nacionais passaram a ter página oficial no mundo digital.
“Quando lançámos em 2019 o novo portal do Município o nosso objetivo visava reforçar a comunicação municipal, reforçando a transparência e o acesso à informação, pelo que é com orgulho que vemos este nosso esforço reconhecido ao mais alto nível”, afirma a presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém.