Conversar sobre a doença de Alzheimer e outras demências é o propósito da sessão “Café Memória Faz-se à Estrada” promovida pela Alzheimer Portugal com o apoio do Município de Arouca. Decorrerá a 17 de julho (quarta-feira), entre as 14h30 e as 16h30, na Casa dos Doces Conventuais. A participação é gratuita e sujeita a inscrição prévia, que pode ser efetuada pessoalmente nas instalações Via Verde Social (Av. 25 de Abril) ou através dos contactos 256 940 252 / redesocial@cm-arouca.pt.
A sessão destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores, que poderão partilhar, de forma descontraída, informação, experiências e suporte mútuo com o acompanhamento de profissionais de saúde ou ação social e voluntários. Pretende-se, assim, informar e sensibilizar a comunidade local para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a redução do isolamento social.
O “Café Memória” foi lançado em 2013 e consiste numa intervenção comunitária complementar à resposta técnica na área das demências. Conta com 20 locais de encontro em todo o país e com o contributo de mais de 60 entidades parceiras, a nível nacional e local. O “Café Memória Faz-se à Estrada” é o novo modelo deste projeto e tem como objetivo ir ao encontro das comunidades que vivem fora dos grandes centros urbanos.