Chama-se “Equilibra-te” e é o mais recente projeto promovido pela Câmara Municipal de Arouca. Focado na promoção da saúde mental, contempla um conjunto de ações de intervenção psicológica ao nível do indivíduo, do grupo e da comunidade, em situação de vulnerabilidade e precariedade social, para dar resposta ao nível das perturbações já diagnosticadas, prevenindo igualmente novas situações. Integra ainda ações psicoeducativas de capacitação e ações de literacia em saúde mental.
Com uma duração de três anos, decorre no âmbito dos “Planos de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto”, através do Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt).
Este projeto enquadra-se ainda no âmbito da Estratégia Municipal de Saúde, a qual procura fomentar, através de políticas promotoras de saúde, hábitos saudáveis e prevenir comportamentos de risco.
“A saúde mental é fundamental para uma vida com qualidade, sendo determinante para o acesso e manutenção do emprego, para um percurso escolar bem-sucedido, para uma vivência familiar sã”, refere a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, sendo, por essa razão “uma das áreas de aposta estratégica do Município”.