A Câmara Municipal de Arouca, em parceria com o Teatro Regional da Serra do Montemuro, levou o teatro às escolas do 1.º ciclo nos meses de novembro e dezembro. Cerca de 450 alunos assistiram à peça “Os cachos do meu cabelo” que abordou questões como a diferença, a discriminação e a cultura e que mostrou tradições, músicas, objetos, conceitos e vivências pouco comuns na sociedade ocidental.
Levar o teatro às escolas é uma das vertentes do projeto municipal de promoção do teatro de Arouca que começou em 2016 com uma programação e formação em teatro. O objetivo inicial foi semear dinâmicas de teatro, criar hábitos e despertar curiosidades para a arte da representação, não só no público em geral, mas também junto dos grupos locais de teatro.
Em 2017, o projeto passou a incluir programação dirigida ao público infantil, nomeadamente o escolar. Desde então que a autarquia e o Teatro do Montemuro têm levado esta dinâmica artística às salas de aula, transformando o espaço escola num espaço vivo, enriquecendo socio e culturalmente os alunos do 1.º ciclo e ajudando a combater a infoexclusão.
A formação para os grupos de teatro locais
Reconhecendo que a cultura é um elemento indissociável de um desenvolvimento regional equilibrado e procurando contribuir para aumentar a qualidade de vida e favorecer a fixação da população, o Município de Arouca decidiu alongar a parceria com o Teatro do Montemuro.
Assim, ano após ano, além do envolvimento das escolas e da apresentação de alguns projetos artísticos do Teatro do Montemuro, tem sido feita uma aposta significativa na formação das associações concelhias que desenvolvem atividades de teatro amador, a qual tem permitido a aquisição e partilha de ferramentas para a construção do processo criativo.