Decorre, até 4 de junho, um ciclo de ações de sensibilização no âmbito da proteção civil abrangendo os Agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz, num total de 6 estabelecimentos participantes e cerca de 700 alunos envolvidos. Promovido pelo Município de Arouca em parceria com os Bombeiros Voluntários de Arouca e a Guarda Nacional Republicana do Grupo da Escola Segura, integra a dinamização de um conjunto de atividades, englobando informação sobre comportamentos a adotar em caso de emergência e a demonstração de veículos dos bombeiros e da GNR.
Este ciclo de ações no domínio da educação para o risco assenta no jogo pedagógico «SOS Arouca», desenvolvido para o Município de Arouca, o qual procura incentivar o desenvolvimento de boas práticas relacionadas com a segurança individual e coletiva, face a acidentes e catástrofes.
“Somos todos agentes de proteção civil, pelo que é fundamental que desde a mais tenra idade estejamos preparados para poder agir em situações de emergência”, refere a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
A autarca, que é também a responsável máxima pela proteção civil a nível local, dá ainda nota que “está prevista a concretização de ações similares nos demais estabelecimentos de ensino locais, sendo oferecidos a todos um exemplar do jogo de tabuleiro «SOS Arouca»”.
Sobre o jogo «SOS Arouca»
O jogo desenvolve-se num circuito e por equipas. Lançando o dado e mediante a casa em que parar, é-lhes atribuído um desafio, que poderá ser quiz, verdadeiro ou falso ou mímica. Os desafios estão relacionados com temas como “o que é a proteção civil e como funciona”, “bombeiros e as forças de segurança”, “a floresta e como a proteger”, “os incêndios, os terramotos, as inundações”, “segurança rodoviária”, “a praia e o sol, os rios e lagos”, “primeiros socorros e o que fazer”. Sempre que uma equipa supera o desafio avança uma casa. Se não superar, recua uma casa. Vence a equipa que primeiro atingir a casa de chegada.
Este jogo é direcionado para crianças e jovens dos 5 aos 15 anos e tem como grande objetivo contribuir para a sensibilização face aos temas acima referidos, contribuindo para uma sociedade mais resiliente e desperta para a educação para o risco.