Radar Social
Visa reforçar a capacidade de identificar e atuar sobre situações de vulnerabilidade social no concelho, mobilizando recursos locais e regionais de forma coordenada e sustentável. Assenta num trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social.
A primeira fase do projeto consiste no mapeamento de recursos locais e regionais, em articulação com a Carta Social Municipal. Os documentos estratégicos da Rede Social, concretamente o Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento Social do concelho de Arouca 2024-2027, vão orientar a elaboração e posterior execução do Plano de Ação do Radar Social.
Numa segunda fase, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal, que irá identificar, pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Esta ferramenta digital será operacionalizada em articulação com a rede de parcerias locais, por forma a georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional.
O projeto Radar Social está a funcionar no Gabinete Via Verde Social da Câmara Municipal de Arouca, sito na Av. 25 de Abril. Conta com um investimento aprovado de 121 085.08 € e terá uma duração de 21 meses, prevendo-se a sua conclusão até 31 de março de 2026.
O Radar Social está inserido no investimento Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), medida C03-i01-m03 – Radar Social.
Para informação adicional ou esclarecimento de dúvidas, contacte os serviços de ação social do município.
Gabinete Via Verde Social
-
-
Dias úteis | 9h00 – 12h30; 14h00 – 17h30
-
256 940 252