Projeto Geofood
A iniciativa e marca registada GEOfood surgiu em 2015, coordenada pelo Magma Geopark na Noruega, Odsherred Geopark na Dinamarca, Rokua Geopark na Finlândia e Rejkyanes Geopark na Islândia. Constitui hoje uma Rede Internacional, que reúne vários Geoparques Mundiais da UNESCO e que pretende promover e valorizar a relação entre o seu singular património geológico e as tradições alimentares locais.
A Associação Geoparque Arouca (AGA) tem vindo a dinamizar e a promover o setor agrícola e a respetiva fileira alimentar por via do projeto municipal Arouca Agrícola articulando-o com os princípios da rede GEOfood.
O objetivo: vincular alimentação e território, turismo e saúde, sustentabilidade e sabor e, desta forma, aproximar o consumidor da natureza, dos produtos locais e da sua origem e cultura.
Atualmente o Arouca Geopark integra a Rede Internacional GEOfood oferecendo localmente uma rede de restaurantes aderentes, que incluem maior variedade de produtos locais nos seus menus, visitas turísticas a produtores com Itinerários Geofood e ainda uma oferta educativa junto da comunidade escolar por via do restaurante pedagógico, das cantinas e de várias ações de sensibilização.