Ambiente | Alterações Climáticas
As alterações climáticas são as mudanças significativas e persistentes nas condições climáticas médias de uma região ou do planeta como um todo. Essas alterações são geralmente causadas por uma série de fatores, sendo o principal deles a atividade humana, em particular a emissão de gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera. Esta problemática tão atual exige respostas concertadas a nível global e ações adequadas a nível local.
As alterações climáticas podem resultar numa série de impactos, tais como o aquecimento global, a mudança nos padrões de precipitação, subida do nível médio das águas do mar, perda de biodiversidade e impactos na agricultura e na saúde humana.
A mitigação das alterações climáticas está diretamente ligada à redução dos GEE e a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis. A adaptação às mudanças previsíveis também é importante para lidar com os impactos inevitáveis das alterações climáticas, tentando minimizar os mesmos.
A Lei de Bases do Clima, estabelecida pelo Decreto-Lei nº 98/2021, de 31 de dezembro, define as bases de política do clima e consagra o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050. Naquilo que respeita à política regional e local, está estabelecido no Decreto de Lei anteriormente mencionado que os municípios devem aprovar até fevereiro de 2024 o seu Plano Municipal de Ação Climática (PMAC). O PMAC de Arouca encontra-se neste momento em elaboração e será posteriormente colocado em consulta pública.
Atualmente, e considerando que a necessidade de intervenção face às alterações climáticas com vista à mitigação dos seus efeitos e a adaptação local se assume como uma prioridade a nível municipal, o Município de Arouca, tem estabelecida, desde 2019, a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC).
Estratégia Municipal para as Alterações Climáticas
A Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas pretende promover, em todo o território municipal, uma resposta coerente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas e colocar o município na linha da frente a nível nacional, no que diz respeito a estas matérias.
As projeções climáticas para o município de Arouca apontam, entre outras alterações, para uma potencial diminuição da precipitação total anual e para um potencial aumento das temperaturas, em particular das máximas no verão e no outono, intensificando a ocorrência de verões mais quentes e secos. É projetado, ainda, um aumento da frequência de ondas de calor e de eventos de precipitação intensa ou muito intensa.
Resumo das principais alterações climáticas projetadas para Arouca até ao final do século XXI: