Resíduos volumosos (monos)
Os resíduos volumosos, frequentemente mencionados como monos ou monstros, são objetos volumosos provenientes ou não de habitações que, pela sua dimensão, volume, forma ou peso, não podem ser recolhidos pelos meios normais de remoção.
Segundo o Regime Geral de Gestão de Resíduos, estabelecido pelo Decreto-Lei 102-D, de 10 de dezembro, a responsabilidade pela gestão destes resíduos recai sobre o Município. No entanto, cabe aos cidadãos e restantes produtores a responsabilidade de separar e depositar os resíduos urbanos nos pontos de recolha disponibilizados para este tipo de resíduos.
Até janeiro de 2025 as entidades responsáveis pelo sistema de gestão de resíduos deverão assegurar a recolha seletiva deste fluxo, permitindo que haja valorização dos mesmos, ou seja, deverão estes ser encaminhados para preparação para a reutilização e para a reciclagem.
Se pretender desfazer-se do seu frigorífico velho, do seu colchão antigo ou dos seus móveis já sem uso (monos/volumosos), não o faça nas nossas serras, margens dos rios ou bermas das estradas. Entregue-os no Parque de Resíduos Municipal (Ecocentro), situado na Zona Industrial S. Domingos.
A Câmara Municipal de Arouca disponibiliza também um serviço gratuito de recolha de monos, mediante marcação prévia através dos números abaixo indicados.
Contactos
-
Segunda a Sexta (dias úteis)
8h00 – 12h00 e 13h30 – 16h30 -
962 144 449 | 966 377 764 | 256 940 234