Óleos Alimentares Usados
Os óleos alimentares usados (OAU’s), são um resíduo que, devido à sua complexidade e elevado potencial de contaminação de recursos hídricos, devem ser devidamente separados e encaminhados para correta gestão.
O destino dos OAU’s nunca deverá ser o esgoto, devido à sua capacidade de poluição dos recursos hídricos, bem como os danos que estes podem causar nos sistemas das estações de águas residuais (ETAR’s), devido à acumulação de gordura, que pode provocar obstruções no sistema, prejudicando o processo de tratamento das águas.
No município de Arouca, os óleos alimentares usados são recolhidos através de uma rede de oleões instalada em parceria com a HardLevel, que é a entidade responsável pela recolha e valorização dos OAU, assim como pela manutenção e limpeza dos oleões (contentores para entrega de óleos alimentares usados).
Nos oleões deverá colocar apenas óleos de origem alimentar, tais como óleo de fritar, azeites e óleos de conserva, que deverão ser devidamente acondicionados, preferencialmente em garrafas ou garrafões de plástico. A correta separação e deposição deste resíduo permitirá a sua valorização, devido ao seu grande potencial de recuperação, podendo o mesmo ser utilizado para produção de sabão ou de biodiesel.
Separe os seus óleos alimentares usados corretamente e coloque-os no oleão mais perto de si. Assim contribui para a não contaminação das águas e também para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
O Município de Arouca e o planeta agradecem.