Laboratórios de Cidadania Jovem

Esta é uma ação inserida no projeto “+Juventude | Arouca 4.0” – a estratégia orientadora das políticas de juventude do Município de Arouca que visa a criação de novos espaços de promoção da democracia, de incentivo à participação e à cidadania jovem, capazes de promover a capacitação e o empoderamento da juventude arouquense, favorecendo os processos de liderança e tomada de decisão.

Com vista à construção de uma comunidade mais justa, solidária e participativa, pretende-se promover e potenciar o envolvimento dos e das jovens arouquenses em processos democráticos através de um diálogo estruturado de base local que coloque os jovens no centro da ação governativa. Esta iniciativa pretende criar locais e momentos onde se promoverá uma efetiva e real participação dos e das jovens sobre aqueles que deverão ser os eixos prioritários, os desafios e as propostas de ação para a construção de um Município ainda mais forte, dinâmico e amigo da juventude.

Estratégia

Fazendo uso de uma metodologia diferenciadora no trabalho com jovens, todas as sessões serão pensadas, desenhadas e executadas com e pelos jovens arouquenses que irão ser co-responsáveis pela definição da estrutura base do projeto e pela sua implementação, selecionando as temáticas a abordar em cada sessão, quem serão as/os jovens que deverão ser convidados a participar, que parceiros devem ser envolvidos e quais os convidados/as para cada sessão. Também a calendarização, as formas de comunicação e avaliação, bem como os locais de realização, que se querem descentralizados e disruptivos, serão discutidos e definidos pelos jovens que assumirão o papel de protagonistas de todo este projeto.

O único pressuposto prévio destes Laboratórios assenta na existência de um debate e discussão livre sobre as ideias e os temas que mais preocupam as/os jovens e que terão nestes momentos um espaço privilegiado para a viverem a democracia e experimentarem a cidadania.

No final das sessões de auscultação e discussão que irão compor os Laboratórios, a informação discutida e as propostas apresentadas serão compiladas de modo a criar um diagnóstico dinâmico e efetivamente participativo que trará as bases para a construção do Plano Municipal de Juventude de Arouca.

Objetivo geral

Promover a cidadania e a participação jovem, empoderando e capacitando os e as jovens enquanto agentes ativos de intervenção comunitária.

Objetivos específicos

  1. Potenciar a criação de espaços de democracia e de diálogo estruturado que contribuam com ações concretas para os e as jovens e a comunidade;
  2. Reforçar a importância da cidadania e da participação cívica para o reforço da emancipação jovem;
  3. Estimular a liderança jovem e o seu espírito crítico, favorecendo os processos de tomada de decisão;
  4. Elaborar um diagnóstico capaz de traçar as linhas de ação para a construção das políticas locais de juventude de acordo com as necessidades, objetivos e interesses dos e das jovens.

Perfil de participantes

Os Laboratórios de Cidadania Jovem destinam-se a jovens naturais ou residentes em Arouca, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos.

Menu de Navegação

Por favor entre com as suas credenciais.

Preencha o formulário abaixo para se registar

Recupere o acesso

Por favor insira o seu utilizador ou email para recuperar o acesso

X