A Hora dos Super Quinas
Este projeto visa desenvolver as competências motoras das crianças do 1.º ciclo, nomeadamente através de uma oferta de atividade física e desportiva, durante uma hora semanal, nas AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular, promovendo o exercício físico e o desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável e sensibilizando para temas-chave como a nutrição e o sono. Sendo um dos programas do plano estratégico “Futebol 2030” da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Arouca, começou a ser implementado nos polos escolares de Canelas e Chave.
Neste âmbito, foi facultada formação aos mentores das AEC por parte da FPF e oferecidos a cada escola kits compostos por bolas multiactividade, bolas de ténis, arcos, cordas, coletes e cones. Foi igualmente disponibilizado um manual digital a partir do qual os mentores das AEC podem escolher a forma como vão dinamizar o projeto ao longo do ano letivo: dinamizar as sessões propostas pela FPF ou criar as próprias sessões através de uma ferramenta desenvolvida especificamente para o efeito.
O Município de Arouca adquiriu kits semelhantes aos usados no projeto e entregou-os às restantes escolas: Arouca, Burgo, Boavista, Alvarenga, Paços e Ponte de Telhe, em Moldes, Serra de Vila – Mansores, Fermedo e Escariz, num investimento municipal de quase 2 mil euros. Na sequência, a FPF decidiu alargar o projeto a estas escolas, oferecendo aos mentores das AEC a formação para a dinamização e utilização dos kits, bem como das atividades programadas pelo projeto. Com este alargamento, são 381 as crianças de Arouca envolvidas.
“A Hora dos Super Quinas” surge na sequência do projeto-piloto “Bola Mágica”, desenvolvido durante três meses, envolvendo mais de 1300 crianças de 44 escolas do 1º ciclo do ensino básico localizadas em 24 concelhos do país, incluindo Arouca (polo escolar de Rossas). As conclusões do trabalho provaram a necessidade e urgência de aumentar a atividade física nas escolas e os resultados práticos do programa junto das crianças.