Projecto PIICIE

PIICIE – Arouca um Município Inteligente

O PIICIE – Arouca: Um Município inteligente procura promover uma abordagem positiva e não estigmatizante, centrada no sucesso escolar. Resulta de uma candidatura ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, apresentado, em 2017, no âmbito da linha de financiamento do Portugal 2020, pelo Município de Arouca, em articulação os Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz.

Aprovada em fevereiro de 2018, tem um investimento previsto de 142 027,27 €, sendo cofinanciado em 85% pelo NORTE2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. O prazo de execução é até 31 de agosto de 2020, abrangendo assim os anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020.

O PIICE desenvolve-se em torno de 3 eixos principais: hábitos de vida saudáveis (Nutri+), a inteligência emocional (Ser+) e as capacidades criativas (Capaz+).

Nutri +

Ligado à promoção de hábitos de vida saudáveis, trabalhando as questões da saúde, da alimentação, do sono e do exercício físico ao bem-estar dos alunos, considerando que esses fatores serão condições influenciadoras do sucesso escolar dos alunos.

Ser +

Ligado à promoção da inteligência emocional, trabalhando numa lógica de capacitação dos professores, assistentes operacionais e alunos, para uma maior literacia na área da inteligência emocional, garantindo um melhor e maior acompanhamento de alunos, ajustado aos desafios da escola de hoje.

Capaz +

Ligado ao empreendedorismo, aos laboratórios criativos e à escola do futuro, tem como o objetivo desenvolver ações com os alunos e professores que promovam o espírito criativo e reflexivo, a resolução de problemas, o desenvolvimento de competências e softskills na área da liderança, comunicação, estratégias e trabalho de projeto.

No âmbito do PIICIE, será ainda implementado o Observatório Educativo. Trata-se de um dispositivo de análise, partilha, que permite a recolha de informação, a partilha do conhecimento que promovam o planeamento e dinamização de ações fundamentais e orientadas/ajustadas ao local.

Este instrumento fará ainda a medição de impacto das ações/medidas previstas nos eixos anteriores, percebendo qual o ponto de partida dos alunos e entidades envolvidas no projeto e qual o ponto de chegada, após o desenvolvimento das ações, percebendo o impacto das mesmas na promoção do sucesso escolar.

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