Uma visita guiada por alunos à exposição permanente, um espetáculo musical que junta em palco crianças e gerações mais experientes e uma nova edição de “Conversas no Museu” são as propostas para assinalar o 15.º aniversário do Museu Municipal de Arouca e o Dia Internacional dos Museus, cujo tema este ano é “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”. Três atividades que atestam o valor das comunidades locais, nomeadamente o poder educativo da sua herança cultural.
A visita guiada por alunos do 5.º e 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Arouca, no âmbito do projeto educativo “Aldeias Vivas no Museu” está marcada para as 17h00. Uma hora e meia depois, pelas 18h30, no jardim do museu, decorrerá o espetáculo “Aldeias Vivas com Memória”. Um espetáculo musical que vai juntar em palco o canto a vozes, os saberes e memórias de gerações mais experientes e crianças em idade escolar. Conta com a participação das crianças e cantadeiras envolvidas no projeto “Botar Cantas na Escola”, dos participantes no projeto DESenvelheSER e dos utentes do projeto Idade Maior, num total de mais de 300 pessoas. A direção artística está a cargo do NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto.
Uma nova edição da iniciativa “Conversas no Museu” vai encerrar as comemorações. “Território, artes, educação – uma relação recíproca?” é o tema que vai colocar à conversa o coordenador intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Luís Monteiro, a subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Barriga Brighenti, o coordenador do Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas de Arouca, Carlos Gomes, a produtora e programadora do Festival Tradidanças, Filipa Estêvão Pereira, e a coordenadora do Museu Municipal de Arouca e do projeto “Botar Cantas na Escola”, Ana Cristina Martins. A conversa será transmitida online, a partir das 21h30, na página de Facebook do Museu Municipal.
Os projetos “Aldeias Vivas no Museu” e “Aldeias Vivas com Memória” foram estruturados em articulação com o Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas de Arouca e integram a programação da Bienal Cultura e Educação do Plano Nacional das Artes.
Programa
17h00
Aldeias Vivas no Museu – Visita guiada por alunos do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Arouca
Exposição permanente do Museu Municipal
18h30
Aldeias Vivas com Memória – Espetáculo com a participação dos projetos Botar Cantas na Escola, Idade Maior e DESenvelheSER. Direção artística do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto
Jardim do Museu Municipal
21h30
Conversa no Museu “Território, artes, educação – Uma relação recíproca?”
- Luís Monteiro – Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes
- Sara Barriga Brighenti – Subcomissária do Plano Nacional das Artes
- Carlos Gomes – Coordenador Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas de Arouca
- Filipa Estevão Pereira – Produtora e programadora do Festival TRADIDANÇAS
- Ana Cristina Martins – Coordenadora Museu Municipal de Arouca | Projeto Botar Cantas na Escola
Transmissão online a partir da página do Museu Municipal de Arouca (Facebook)
Sobre o Dia Internacional dos Museus
Celebrado anualmente a 18 de maio, foi organizado pela primeira vez em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para o facto de “os museus serem um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento das culturas, desenvolvimento da compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos”.
Desde essa data, ao redor do mundo, tem vindo a aumentar o número de museus que participam nestas comemorações, através da realização de múltiplas atividades dirigidas aos mais diferentes tipos de público.
Em 2023, o ICOM Internacional apresenta o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, procurando destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Desde 2020, o Dia Internacional dos Museus tem vindo a apoiar um conjunto de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas dos Museus; para 2023, as metas selecionadas são as seguintes:
- Saúde e Bem-Estar Globais: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, particularmente no que se refere à saúde mental e ao isolamento social.
- Ação Climática: tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e os seus impactos.
- Vida na Terra: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, sensibilizando para a perda da biodiversidade.