Está em curso a 5.ª edição do Orçamento Participativo de Arouca (OPA). Após a submissão de propostas online, cujo prazo terminou a 6 de abril, vão iniciar os Encontros de Participação, nos quais os munícipes poderão apresentar presencialmente as suas ideias para contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade.
Os primeiros encontros decorrem já este fim de semana. Hoje, 11 de abril, pelas 21h00, no Centro Cultural e Recreativo de Rossas, decorre o encontro dirigido aos munícipes daquela freguesia e também das freguesias de Chave, Tropêço e Várzea. Amanhã, sábado, 12 de abril, pelas 15h00, no Museu Municipal, vai decorrer o Encontro Participativo Jovem. Consulte abaixo a calendarização dos restantes Encontros de Participação.
As propostas selecionadas nos Encontros de Participação serão depois submetidas a votação pública e os projetos vencedores serão executados pela Câmara Municipal em 2026. O valor total afeto ao Orçamento Participativo de Arouca é de 60 mil euros (20 mil euros, no máximo, por projeto vencedor).
Realizando-se pelo quinto ano consecutivo, o OPA pretende promover e reforçar a participação ativa e o envolvimento da comunidade local no planeamento e desenvolvimento da sua região, contribuir para a educação cívica, permitindo aos munícipes integrar as suas preocupações pessoais para o bem comum, compreender a complexidade dos problemas e desenvolver atitudes, competências e práticas de participação, e aumentar a transparência da atividade da autarquia, contribuindo para reforçar a qualidade da democracia.
Podem participar todos os cidadãos maiores de 14 anos que tenham relação com o concelho, nomeadamente naturais, residentes ou os que exerçam atividade profissional ou estudem no território.
Encontros de Participação – Calendarização
- 11 de abril, 21h00, Centro Cultural e Recreativo de Rossas (freguesias de Chave, Rossas, Tropêço e Várzea)
- 12 de abril, 15h00, Encontro Participativo Jovem, Museu Municipal
- 9 de maio, 21h00, Salão Paroquial de Mansores (freguesias de Escariz, Mansores, Fermêdo e S. Miguel do Mato)
- 13 de maio, 14h30, Escola Básica e Secundária de Escariz (Agrupamento de Escolas de Escariz)
- 16 de maio, 21h00, edifício da Junta de Freguesia/Casa do Povo de Alvarenga (freguesias de Alvarenga e União de Freguesias de Canelas e Espiunca)
- 23 de maio, 21h00, Escola Básica da Boavista (União de Freguesias de Arouca e Burgo, Santa Eulália e Urrô)
- 25 de maio, 14h00, Escola de Ponte de Telhe – Moldes (freguesias de Moldes, União de Freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra e União de Freguesias de Covêlo de Paivó e Janarde)
Fique a par de todas as novidades do Orçamento Participativo de Arouca 2025 em https://orcamentoparticipativo.cm-arouca.pt/