De 20 a 23 de abril, o Paivafest vai voltar a transformar Alvarenga na verdadeira capital do kayak. Serão quatro dias de muita adrenalina, aventura e pedagogia nas águas bravas do rio Paiva.
Este ano, o primeiro dia do evento (quinta-feira) é dedicado aos alunos do Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar, com uma descida de rio e formação de esquimotagem (movimento que o canoísta faz sem sair do kayak para recuperar a posição normal de flutuação depois de o kayak ter virado), com vista à evolução de algumas técnicas necessárias à prática de canoagem.
O programa contempla ainda outras descidas de kayak, incluindo a de kayak extremo e a clássica descida Espiunca-Travanca, intercaladas com momentos de convívio, música e diversão. Consulte o programa completo em http://paivafest.blogspot.com/
O rio Paiva é considerado pelos especialistas como uma das melhores pistas de águas bravas do país e uma referência a nível internacional. Desníveis vários entre apertadas gargantas e rochedos fazem do Paiva um dos melhores rios para a prática, nos meses de inverno, de atividades de águas bravas como kayaking, rafting e canoagem.
O Paivafest é organizado pelo Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Arouca e a Junta de Freguesia de Alvarenga e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Canoagem.