É este sábado, 18 de novembro, que serão inaugurados os parques de lazer (áreas de valência coletiva) da Ecovia do Arda. O ponto de encontro está marcado para as 9h00 no Parque da Boavista, em Santa Eulália, terminando na Ribeira, Tropeço. O percurso a efetuar tem uma extensão de 7 quilómetros. A inauguração é aberta ao público.
Localizados na Boavista e Cavada, ambos na freguesia de Santa Eulália, Zendo, em Rossas, e Ribeira, em Tropeço, os parques de lazer a inaugurar vieram dotar esta infraestrutura de equipamentos que permitem a prática de atividades desportivas complementares.
O Parque da Cavada, em Santa Eulália, o Parque de Zendo, em Rossas, e do Parque da Ribeira, em Tropeço, integraram uma empreitada no valor de cerca de 600 mil euros (+ IVA), valor parcialmente financiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O Parque da Boavista foi construído no âmbito de outra empreitada, que representou um investimento superior a 75 mil euros (+ IVA), contando com financiamento como parte da resposta da União Europeia à pandemia de Covid-19, pelo REACT-EU através do COMPETE 2020. Todas as obras ficaram a cargo da empresa arouquense A. Malheiros, Lda.
A Ecovia do Arda atravessa seis freguesias: Arouca e Burgo, Rossas, Santa Eulália, Urrô, Várzea e Tropeço, acompanhando o curso de água do rio Arda. São onze quilómetros que permitem descobrir, a pé ou de bicicleta, a vida no vale e o seu rico património natural e cultural, este último marcado de modo indelével pelo cultivo da terra.
O que pode encontrar em cada parque
Parque da Boavista (Santa Eulália)
Foram criados patamares e colocado mobiliário urbano, nomeadamente estruturas de ensombramento e bancos de jardim, bem como equipamentos destinados às crianças.
Parque da Cavada (Santa Eulália)
Foi recuperado o moinho e criada na envolvente uma praceta de encontro que dispõe de uma estrutura de trepar para os mais pequenos se divertirem e desenvolverem as suas competências motoras.
Parque de Zendo (Rossas)
Foram criados dois percursos de obstáculos para bicicletas (pump tracks) e lugares de estacionamento automóvel.
Parque da Ribeira (Tropeço)
Foram construídos um pórtico e uma praça de acolhimento aos visitantes com equipamentos para a prática de exercício físico (ginásio ao ar livre). Foi ainda criado um circuito de arborismo, implementada uma parede de escalada e criados lugares de estacionamento automóvel.