Os Passadiços do Paiva são, pelo 7.º ano consecutivo, a Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo (World’s Leading Adventure Tourist Attraction). A distinção é dos World Travel Awards, considerados os Óscares do Turismo. A entrega de prémios decorre esta noite, 24 de novembro, na ilha da Madeira, e conta com a presença da presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém.
Os Passadiços do Paiva reafirmam-se, assim, como destino turístico mundial de excelência. Concorreram com atrações como Clymb Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Dolphin Cove (Jamaica), Dunn’s River Falls & Park (Jamaica), Jebel Jais Flight Ras Al Khaimah (Emirados Árabes Unidos) e Project Chocolat from Hotel Chocolat (Saint Lucia – Caraíbas), tendo vencido, pelo 7.º ano consecutivo, após um período de votação pública.
Com este galardão, os Passadiços do Paiva atingem a marca de 20 óscares recebidos, em diferentes categorias, desde 2016. Para a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, “esta é uma conquista absolutamente notável para um Município com a dimensão e localização geográfica como Arouca e que consolida o posicionamento deste território com selo UNESCO no âmbito dos destinos de referência na área do turismo aventura e de natureza.” “Cada prémio que recebemos é o reconhecimento pelo trabalho de um conjunto muito alargado de entidades públicas e privadas, nomeadamente de âmbito local, e coloca a fasquia e a responsabilidade cada vez mais altas, pelo que todos os dias procuramos dar o nosso melhor num setor tão competitivo como o turismo, em que a concorrência é cada vez mais forte, o que torna a distinção hoje alcançada ainda mais especial”, acrescenta, sublinhando ainda que “esta é uma conquista de todos os arouquenses e para benefício de todos, no âmbito da nossa estratégia integrada de desenvolvimento, operacionalizada diariamente e de modo empenhado pela equipa do Município”.
Considerados os Óscares do Turismo, os World Travel Awards foram criados em 1993, com o objetivo de reconhecer a excelência de projetos turísticos em todo o mundo. O galardão (selo de qualidade) é uma das mais importantes distinções mundiais que podem ser conferidas a projetos do setor do turismo.
Situados na margem esquerda do rio Paiva e com oito quilómetros de extensão, os Passadiços do Paiva proporcionam uma viagem única pela biologia, geologia e arqueologia daquela área do vale do Paiva, em pleno Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. Abriram ao público em junho de 2015 e desde então já receberam mais de 1,5 milhões de visitantes e acumularam dezenas de prémios de índole turística, económica e ambiental.