O anúncio foi feito hoje, na gala europeia, que está a decorrer em Maiorca, Espanha. Os Passadiços do Paiva concorriam contra algumas das atrações turísticas europeias mais conhecidas e visitadas a nível mundial como a Torre Eiffel de Paris, o Coliseu de Roma, o Palácio de Buckingham de Londres, a Sagrada Família de Barcelona, a Acrópole de Atenas e o vencedor das últimas três edições, o EPIC The Irish Emigration Museum de Dublin.
Os Passadiços do Paiva foram ainda eleitos, pela 5ª vez consecutiva, “Melhor atração de turismo aventura da Europa em 2022”, afirmando a excelência da infraestrutura e da sua envolvência no que diz respeito ao turismo de aventura. A votação contava com concorrentes como Chamonix-Mont-Blanc (França), Kalevala (Polónia), Passadiços das Fragas de S. Simão (Portugal) e The Matterhorn (Suíça).
Presente na gala europeia daqueles que são considerados os Óscares do Turismo, a presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, destacou a relevância das distinções recebidas. “Concorríamos contra algumas das atrações turísticas mais conhecidas e visitadas no mundo e vencemos, o que é um feito notável, o que nos coloca – os Passadiços do Paiva e o Arouca Geoparque Mundial da UNESCO como destino de referência no Porto e Norte de Portugal”.
A autarca destacou ainda o facto de os Passadiços do Paiva vencerem, de forma ininterrupta, os World Travel Awards, em diversas categorias, desde 2016. “Exige muito esforço e dedicação de toda a equipa do município, no qual englobo todos os controladores desta infraestrutura, mas também de todo o setor turístico local, desde o alojamento, à restauração, sem esquecer as empresas de animação turística, para conseguirmos manter os Passadiços do Paiva no topo do turismo a nível europeu.”
Situados na margem esquerda do rio Paiva e com oito quilómetros de extensão, os Passadiços do Paiva proporcionam uma única viagem pela biologia, geologia e arqueologia daquela área do vale do Paiva, em pleno Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. Abriram ao público em junho de 2015 e desde então já receberam mais de 1,5milhões de visitantes e acumularam vários prémios.
World Travel Awards recebidos pelos Passadiços do Paiva
- World Travel Awards (Prémios Mundiais do Turismo), na categoria “Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico da Europa” (Europe’s Leading Tourism Development Project)
- 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021
- World Travel Awards (Prémios Mundiais do Turismo), na categoria “Melhor Atração de Turismo de Aventura da Europa” (Europe’s Leading Adventure Tourist Attraction)
- 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022
- World Travel Awards (Prémios Mundiais do Turismo), na categoria “Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo” (World’s Leading Adventure Tourist Attraction)
- 2018, 2019, 2020 e 2021
- World Travel Awards (Prémios Mundiais do Turismo), na categoria “Melhor Atração Turística da Europa” (Europe’s Leading Tourist Attraction)
- 2022