Os Passadiços do Paiva são, pelo sexto ano consecutivo, a “Melhor Atração de Turismo de Aventura da Europa”. A distinção é dos World Travel Awards (WTA), conhecidos como os Óscares do Turismo. O anúncio acaba de ser feito na cerimónia de entrega de prémios que está a decorrer em Batumi, na Geórgia, e que conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
“São 7 anos a fazer história – o primeiro WTA que conquistamos foi em 2016. Com o galardão que hoje recebemos são já 17 os óscares do turismo que recebemos desde que os Passadiços do Paiva foram inaugurados a 20 de junho de 2015 e que tornam o Arouca Geoparque Mundial da UNESCO num destino cada vez mais incontornável no Porto e Norte de Portugal, muito contribuindo para a notoriedade desta região”, afirma a autarca, acrescentando: “Como também tenho referido em outras ocasiões, este galardão é também mais um reconhecimento pelo trabalho que diariamente o Município, a equipa que está no terreno a acolher os visitantes que fazem os Passadiços, as nossas empresas de animação turística e todo o demais setor turístico local fazem na promoção e valorização turística e económica do nosso território.”
Situados na margem esquerda do rio Paiva e com oito quilómetros de extensão, os Passadiços do Paiva proporcionam uma viagem única pela biologia, geologia e arqueologia daquela área do vale do Paiva, em pleno Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. Abriram ao público em junho de 2015 e desde então já receberam mais de 1,5 milhões de visitantes e acumularam dezenas de prémios de índole turística, económica e ambiental.
Considerados os Óscares do Turismo, os World Travel Awards foram criados em 1993, com o objetivo de reconhecer a excelência de projetos turísticos em todo o mundo. O galardão (selo de qualidade) é uma das mais importantes distinções mundiais que podem ser conferidas a projetos do setor do turismo.