A 516 Arouca foi distinguida com uma menção honrosa na categoria de Turismo Inovador do Prémio Nacional de Turismo 2021. A Presidente da autarquia, Margarida Belém, marcou presença na cerimónia que decorreu esta segunda-feira, dia 7, na Quinta da Pimenteira, em Lisboa.
De entre as 75 candidaturas recebidas para esta categoria – num total de 439 propostas submetidas a esta terceira edição do Prémio – a 516 Arouca alcançou o grupo de finalistas com outros projetos como Back To Business, Wine of Barrels – Quinta da Pacheca, Zero Box Lodge e o vencedor World of Wine – WOW.
Para a Presidente da Câmara Municipal, “este é um reconhecimento de que o caminho que temos trilhado rumo à promoção do Arouca Geopark como um território distintivo e inovador, sempre a reinventar-se, é a direção a seguir. É também reflexo da elevada procura que a 516 Arouca tem tido por parte dos visitantes, o que tem impulsionado a economia local, muito particularmente o setor turístico, sendo uma mais-valia para a retoma do setor pós-pandemia.”
O galardão é fruto de uma iniciativa do Expresso em parceria com o Banco BPI, e que conta com alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal e o apoio técnico da Deloitte. O Prémio Nacional de Turismo tem por objetivo premiar empresas, projetos públicos e personalidades pelo seu contributo para o setor do turismo.
De recordar que a 516 Arouca foi inaugurada a 2 de maio de 2021, representando um investimento total 2,1 milhões de euros, que contou com cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020 (PROVERE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).