O Município de Arouca e a AGA – Associação Geoparque Arouca estão a implementar um projeto de educação ambiental numa área-piloto do monte da Senhora da Mó. O objetivo é recuperar o coberto florestal e fomentar a biodiversidade daquela zona, fragilizada pelos incêndios florestais e ameaçada pela proliferação de mimosas e outras espécies vegetais exóticas invasoras. O projeto conta, este ano letivo, com o envolvimento dos alunos dos jardins-de-infância e EB1 de Paços e Ponte de Telhe (freguesia de Moldes), que assumirão o papel de guardiões desta área.
O projeto incide em dois eixos principais: proteção e valorização da área do monte da Senhora da Mó e educação e sensibilização da comunidade escolar e local para a conservação da natureza.
No que respeita à “Proteção e valorização da área do monte da Senhora da Mó”, está prevista a realização de ações que promovam a conservação dos ecossistemas e habitats naturais e a manutenção e recuperação da biodiversidade, nomeadamente ações de controlo das espécies invasoras existentes (mimosas, háqueas-picantes ou outras) e a plantação de novas espécies com base em sementes recolhidas no território Arouca Geopark. O projeto não se encerra neste ano letivo e envolverá a comunidade educativa ao longos dos próximos anos, nomeadamente em ações de gestão florestal, monitorização das espécies vegetais existentes e outras.
O eixo “Educação e sensibilização dos agentes locais para a conservação da natureza” integra ações de sensibilização para a comunidade em geral e ações de educação ambiental para os docentes e alunos envolvidos nesta dinâmica, alertando-os para a importância dos ecossistemas e promovendo o seu envolvimento em atividades de voluntariado ambiental.
Foi neste âmbito que decorreu a primeira saída de campo do projeto. A 28 de fevereiro, a técnica de biologia da AGA, Susana Bastos, e os alunos, professores e pessoal não docente do jardim-de-infância e EB1 de Paços e Ponte de Telhe fizeram uma visita orientada ao monte da Senhora da Mó para (re)conhecer o seu valor histórico-cultural, geológico e florestal.
O desenvolvimento do projeto de educação ambiental no monte da Senhora da Mó conta com o apoio de diversos parceiros, nomeadamente: AFEDV – Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, Comissão de Baldios de Moldes, Comissão de Baldios de Arouca e Associação de Melhoramentos da Senhora da Mó.