Arrancou a 9 de janeiro, em Arouca, o projeto Diabetes em Movimento, um programa que tem como objetivo principal promover a prática de exercício físico comunitário para pessoas com diabetes tipo 2.
A primeira sessão foi de apresentação detalhada do projeto, bem como de esclarecimento de dúvidas aos participantes encaminhados pelo médico de família. As sessões de 90 minutos de exercício físico já começaram e decorrem três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 10h30 e as 12h00) no Complexo Desportivo de Arouca. São dinamizadas por técnicos de desporto do município e acompanhadas por enfermeiros do ACES Feira/Arouca. A participação é gratuita, mediante referenciação feita pelos médicos e enfermeiros de família.
Diabetes em Movimento é um programa coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes. A sua implementação em Arouca resulta de uma parceria entre o Município e o ACES Feira/Arouca, nomeadamente a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Arouca.
Para a vice-presidente e vereadora com os pelouros do desenvolvimento social e desportivo da Câmara Municipal de Arouca, “a implementação deste projeto no território reforça a intervenção do município e do ACES Feira/Arouca na promoção da saúde e bem-estar dos arouquenses numa lógica de prevenção”. “É já uma ação da implementação da Estratégia Municipal de Saúde que foi recentemente aprovada, na medida em que este documento se foca nas ações preventivas e de mais e melhor qualidade de vida, de preferência com a redução de necessidades de tratamento clínico, privilegiando os hábitos saudáveis. No levantamento de dados para elaboração da Estratégia Municipal de Saúde tivemos a real noção da prevalência da diabetes no território e a necessidade de uma resposta concelhia. Parte dessa resposta está a ser dada ao apoiarmos a implementação deste projeto”, refere Cláudia Oliveira.
Se é diabético tipo 2 e gostaria de integrar o projeto Diabetes em Movimento, fale com o seu médico ou enfermeiro de família que procederá à sua avaliação e verá se cumpre todos os requisitos exigidos pelo programa.
A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (em Portugal há cerca de um milhão de pessoas com esta doença crónica) e a atividade física é um dos pilares do tratamento, melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.