De 6 a 9 de outubro, a Casa da Música volta a trazer a Arouca a iniciativa “Holograma”, cujo mote é fazer chegar a cultura a todos os públicos. A música estará, assim, de volta ao auditório da Loja Interativa de Turismo.
Com uma vertente comunitária e pedagógica, o projeto descentraliza o trabalho desenvolvido no Serviço Educativo da Casa da Música e aplica-o junto de grupos minoritários ou socialmente desfavorecidos. Em Arouca, os utentes dos Lares de Infância e Juventude (LIJ) do Patronato e do Centro Social e Paroquial do Burgo irão integrar o espetáculo comunitário “La vita è dolce”, com atuações a 6 de outubro (21h00) e 9 de outubro (17h00).
A par de sessões dirigidas à comunidade escolar, o programa contempla momentos abertos a todos os públicos. Consulte o programa completo abaixo.
Todos os espetáculos têm entrada gratuita, sujeitos à lotação do espaço.
“Holograma” | Programa | 6 a 9 de outubro.2022
6 outubro
21h00 | Espetáculo “La vita è dolce”
Participação especial dos jovens dos Lares de Infância e Juventude – Patronato e CSP Burgo
7 outubro
21h30 | Concerto “Mordo Mia”
8 outubro
14h30 (sessão 1) e 16h00 (sessão 2)
Espetáculo “Les Feuilles Mortes”
Público-alvo: crianças a partir dos 6 anos e famílias
21h30 | Concerto “Solistas da Casa da Música”
9 outubro
10h00 (sessão 1) e 11h30 (sessão 2)
Espetáculo “Carnaval dos Animais”
Público-alvo: bebés, crianças e famílias
17h00 | Espetáculo “La vita è dolce”
Participação especial dos jovens dos Lares de Infância e Juventude – Patronato e CSP Burgo
Sobre os espetáculos
Les Feuilles Mortes
Quando, em 1945, Joseph Kosma escreveu música para o ballet Le rendez-vous e se inspirou no Poème d’Octobre de Jules Massenet, estava longe de saber que a sua melodia viria a tornar-se num dos mais tocados standards de jazz de sempre. Este é o ponto de partida para um concerto que nos levará ao jazz e à constante mutação que, nas mãos dos seus intérpretes, a música popular foi sofrendo.
Para maiores de 6 anos
Carnaval dos Animais
Um piano toca furiosamente uma peça virtuosa, ficando exausto de tantas escalas e arpejos. Como que por magia, aparece depois num bosque onde os animais que nele habitam ficam surpreendidos com a sua presença. Tentam interagir com aquele monstro negro feito de cordas e teclas, mas os seus esforços são em vão. Procuram o que lhe falta para voltar a ter vida… será que conseguem encontrar?
Numa leitura muito livre da obra homónima de Camille Saint-Saëns, cinco músicos interpretam várias peças do compositor francês. Ao cuco, pássaro, galinha, leão e humano — uma personagem ancestral deste nosso bosque musical — junta-se um piano capaz de tocar de forma autónoma.
Para bebés, crianças e famílias
La vita è dolce
A vida é doce, é bela, e é tudo isto quando podemos desfrutar do também doce e belo “dolce far niente”. No verão partilhamos canções e histórias, partilhamos o espaço na toalha, cantamos, dançamos, damos largas à amizade. Ao som da música que aquece a estação.