O Arquivo Municipal de Arouca – Arquivo Digital de Jornais Locais foi apresentado como exemplo de boas práticas no 14.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, que decorreu a 21 e 22 de outubro, na Marinha Grande. Norvinda Leite, arquivista da autarquia, apresentou esta ferramenta que permite a consulta universal e gratuita ao arquivo histórico da Câmara Municipal e a jornais locais publicados ente 1905 e 1974.
O Arquivo Digital do Município de Arouca pode ser acedido em https://arquivo.cm-arouca.pt/. Este portal reúne 70 anos de história de jornais arouquenses, num período marcante para a sociedade portuguesa, que tem início nos últimos anos da monarquia, atravessando a 1.ª República, o golpe militar de maio de 1926 e a ascensão e queda do Estado Novo.
Depois de analisados 20 livros compilatórios, foram recenseados oito títulos de jornais: Defesa de Arouca (séries 1 e 2), Notícias de Arouca, A Gazeta, Gazeta de Arouca e Povo de Aveiro.
A abertura do arquivo de periódicos locais ao mundo digital foi possível graças à cooperação entre a autarquia e a Associação para a Defesa do Património Arouquense, proprietária do espólio, no âmbito de um protocolo de colaboração assinado em fevereiro de 2020. O acordo previa a cedência, a título de empréstimo, das coleções de periódicos na posse da associação para digitalização e disponibilização pública.
Desta forma, assegura-se uma maior facilidade no acesso à informação contida nestes documentos históricos, dando resposta à elevada procura que estes têm tido nos últimos anos para fins de pesquisa. Entre a documentação digitalizada é possível encontrar atas, registos de testamentos, escrituras diversas da administração do concelho de Arouca e dos extintos concelhos de Alvarenga, Fermedo e Vila Meã do Burgo, entre outros documentos.
O 14.º ENAM foi organizado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (APBAD), através do seu Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais, em colaboração com o Município da Marinha Grande. Com o objetivo de promover a reflexão sobre a forma como a gestão e o acesso à informação podem contribuir para a transparência da administração pública, o tema deste ano foi Transparência e Gestão de Informação, com enfoque na proteção de dados pessoais e transparência, na desmaterialização e acesso continuado e na cidadania e participação.
Aceda ao Arquivo Digital do Município de Arouca em https://arquivo.cm-arouca.pt/