A Câmara Municipal de Arouca alargou a implementação do projeto de nutrição “Fruta nas Escolas” à Escola Básica de Canelas e à Escola Básica do Paço, Alvarenga. Assim, ao longo deste ano letivo 2019/2020, serão distribuídas gratuitamente, uma vez por semana, duas peças de fruta às crianças, de modo a estimular o consumo de fruta em todos os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, incluindo-a num dos lanches escolares.
As frutas são provenientes do Mercado Local – Arouca Agrícola, numa lógica de sustentabilidade e valorização dos produtos e produtores locais. Além da entrega gratuita da fruta, serão promovidas algumas ações que estimulam a prática de uma alimentação saudável, assim como os hábitos de vida saudáveis.
Recorde-se que a “Escola de Pais Saudáveis” foi implementada como projeto-piloto no ano letivo 2017/2018, na EB1 de Serra da Vila / Jardim-de-infância de Casal, em Mansores. O balanço foi de tal forma positivo que no ano seguinte deu origem ao projeto “Fruta nas Escolas”, tendo a autarquia alargado a sua implementação às escolas básicas de Paços e de Ponte de Telhe, ambas localizadas na freguesia de Moldes. Atualmente, são cinco as escolas básicas do concelho de Arouca que beneficiam deste projeto: Mansores, Paços, Ponte de Telhe, Canelas e Alvarenga.
A dinâmica “Fruta nas Escolas” integra o eixo Nutri + do PIICIE (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar) – Arouca um Município Inteligente. Este plano é financiado ao abrigo do Norte 2020/Portugal 2020/Fundo Social Europeu.