São aproximadamente centena e meia os produtores locais de raça arouquesa que receberam o apoio do Município de Arouca no âmbito do regulamento de atribuição de incentivos à criação de gado da raça arouquesa. O apoio monetário atribuído pela Câmara Municipal totalizou quase 50 mil euros, por contraponto aos 6 mil euros atribuídos no ano anterior.
Com o reforço dos incentivos municipais de apoio a todos os criadores de animais de raça arouquesa, a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, espera reverter a tendência de decréscimo do número de cabeças de gado a que se tem assistido nestes anos mais recentes.
“A raça arouquesa é uma raça autóctone e uma marca do nosso território, que, naturalmente, importa preservar”, afirma a autarca, recordando que “a criação de gado dessa raça continua ainda a preencher uma parcela significativa da atividade económica desenvolvida no Município e a desempenhar um papel fundamental na fixação das populações nas aldeias das serras de Arouca”.