Desde 15 de junho que a Biblioteca Municipal de Arouca disponibiliza um conjunto mais alargado de serviços e espaços, nomeadamente as salas de leitura, a sala multimédia, a sala polivalente e a sala infantojuvenil. Foram ainda retomadas as atividades de promoção da leitura, cumprindo todas as indicações das autoridades de saúde no que se refere à prevenção do contágio por Covid-19. Foi também implementado o serviço de entrega de documentos ao domicílio por forma a garantir o acesso ao livro e à informação.
Recorde-se que a Biblioteca Municipal de Arouca reabriu ao público a 18 de maio com entrada condicionada a uma pessoa de cada vez por serviço, nomeadamente empréstimo e devolução de documentos e pesquisa de informação e consulta de documentos, com exceção de jornais e revistas.
Conheça em detalhe as regras de utilização dos diferentes espaços da Biblioteca:
- Permitida a entrada e permanência de 1 utilizador de cada vez na receção e de 1 utilizador de cada vez na Galeria de Exposições, por forma a garantir o distanciamento físico e cumprir a redução da lotação máxima de 1 pessoa por 20 m2 no interior do estabelecimento.
- Permitida a entrada e permanência de utilizadores (até 1 hora):
- Salas de leitura de adultos (máximo 6 pessoas, 1 por mesa);
- Sala de periódicos (máximo 2 pessoas);
- Sala das enciclopédias ou da chaminé (máximo 2 pessoas, 1 por mesa);
- Sala do Fundo Local (máximo 1 pessoa);
- Sala Multimédia (máximo 2 pessoas);
- Sala Infantojuvenil (máximo 1 ou 2 crianças se coabitantes, acompanhadas por um adulto e/ou 1 ou 2 jovens se coabitantes);
- Varanda exterior (máximo 4 pessoas, 1 por mesa)
- Permitida a utilização da sala polivalente para realização de atividades culturais, reuniões e ações de formação com a lotação máxima de 20 lugares sentados, de forma a cumprir a redução da lotação máxima em 50%.
- Permitida a leitura presencial e o empréstimo domiciliário de livros, CDs e DVDs, com exceção de jornais e revistas. O acesso livre às estantes continuará proibido, pelo que os documentos deverão ser solicitados ao colaborador da biblioteca, que os recuperará das estantes, os entregará aos utilizadores e os colocará em quarentena (durante 3 dias no mínimo) após devolução.
- Permitido o empréstimo domiciliário e respetiva entrega ao domicílio de documentos a pedido dos utilizadores via email, em situações de ausência de transporte, isolamento profilático ou outros, mediante disponibilidade dos serviços.
- Permitida a dinamização de atividades de promoção da leitura dirigidas a vários públicos (no máximo até 10 pessoas), mediante marcação prévia e em cumprimento do distanciamento físico exigido, preferencialmente com recurso a espaços exteriores ao edifício.
Continua a ser obrigatório o uso de máscara no interior da Biblioteca Municipal, bem como a desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do estabelecimento. Os utilizadores devem ainda seguir as regras de etiqueta respiratória.
Apela-se aos utilizadores que, sempre que possível, privilegiem o contacto telefónico e digital (email) para contactar a Biblioteca Municipal.
Com estas medidas, pretende-se prestar o maior número possível de serviços ao público e garantir o menor risco de contágio e propagação da Covid-19, quer para trabalhadores, quer para a comunidade em geral.
Novo serviço de entrega ao domicílio
Entrou em funcionamento a 15 de junho e é assegurado pelos serviços da biblioteca. A entrega ao domicílio decorrerá em situações de limitação de mobilidade, ausência de transporte próprio ou público, necessidade de permanência no domicílio para apoio a familiares (filhos, idosos e portadores de deficiência), grupos de risco no âmbito da Covid-19 e isolamento profilático.
Para mais informações, contacte a Biblioteca Municipal através do telefone 256 940 400 ou do e-mail biblioteca@cm-arouca.pt