A Câmara Municipal de Arouca, os agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz, as associações de pais das diferentes escolas do concelho e duas IPSS (Centro Social Paroquial e Social Santa Mafalda e Patronato – Centro Paroquial e Social Santa Mafalda) assinaram os respetivos protocolos para a implementação das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e da Componente de Apoio à Família (CAF) no pré-escolar e 1.º ciclo. Os protocolos representam um investimento municipal na ordem dos 243 mil euros, tendo sido assinados a 17 de outubro, numa cerimónia que decorreu na Escola Secundária de Arouca.
Esta parceria torna possível um prolongamento de horário dos alunos do pré-escolar, com a dinamização de um conjunto diversificado de atividades lúdico-pedagógicas, permitindo, por um lado, um maior enriquecimento curricular da criança e, por outro, a conciliação de horários de trabalho dos pais ou encarregados de educação e os horários de funcionamento dos equipamentos de ensino.
Em Arouca estas atividades são gratuitas para os alunos do pré-escolar. A Câmara Municipal suporta as despesas das atividades de apoio à família, os agrupamentos escolares responsabilizam-se pela sua planificação e supervisão, ficando a implementação e dinamização a cargo das associações de pais.
No mesmo dia foram assinados protocolos com três associações de pais (polos escolares de Chave, Mansores e Rossas) para o programa de generalização do fornecimento de refeições escolares aos alunos destes níveis de ensino. A este propósito, estiveram também presentes as duas nutricionistas contratadas pelo município para acompanhar e monitorizar as ementas escolares, o processo de confeção e a distribuição das refeições aos alunos durante o ano letivo 2022/2023, trabalhando em parceria com a nutricionista da empresa a quem foi concessionado o serviço de refeições nos estabelecimentos educativos locais.