No âmbito do processo de transferência de competências no domínio da ação social, assumido no início do ano pelo Município de Arouca, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) passou a funcionar neste mês de janeiro de modo integrado, com uma equipa multidisciplinar composta por profissionais do Município de Arouca, do Patronato – Centro Paroquial e Social Santa Mafalda e da AICIA – Associação de Crianças Inadaptadas de Arouca, no âmbito de protocolos celebrados para o efeito.
“Até ao momento, o atendimento e acompanhamento social era efetuado por quatro entidades – Segurança Social, Município, Patronato e AICIA, passando agora a usar-se um modelo de intervenção social integrado que possibilita ao cidadão uma resposta que promova a capacitação e o empoderamento, reforçando a sua autonomia e cidadania social, através de um trabalho de proximidade e em rede, otimizando simultaneamente recursos das várias entidades”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
O SAAS destina-se a cidadãos individuais e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, assegurando ainda o acompanhamento da componente de inserção dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção.
Visa, entre outros objetivos, informar, aconselhar e encaminhar para as respostas, serviços ou prestações sociais mais ajustadas a cada uma das situações, apoiar em situações de vulnerabilidade social, prevenindo situações de pobreza e exclusão e assegurando o acompanhamento do percurso de inserção social.
De caráter gratuito, encontra-se a funcionar no Via Verde Social (Av. 25 de Abril, n.º 22B; 4540-102 Arouca), de segunda a sexta-feira (exceto terça-feira), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social
Via Verde Social
Av. 25 de Abril, n.º 22B
4540-102 Arouca
Horário de funcionamento: Dias úteis das 9h00 às 12h30; 14h00 às 17h30 (exceto à terça-feira)