“No rádio, pela manhã, fez-se cantor”. Tem 14 anos e é natural de Arouca. Falamos, obviamente, de Simão Oliveira. O jovem que venceu o The Voice Kids 2021 tem novos desafios pela frente. Enquanto prepara o lançamento do seu primeiro álbum, dá um salto até Paris onde representa Portugal no Festival Eurovisão da Canção Júnior, já este domingo, 19.
Chegou introspetivo e acompanhado de uma caixa de instrumento musical e algumas partituras. Seguia para uma aula de instrumento na Academia de Música de Arouca, onde garantem é um “exímio clarinetista”. A boina, tímida, lá aparecia debaixo do braço. “No dia a dia não costumo usar boina. Coloco-a só quando vou cantar. É quase como se fizesse parte de mim, quando subo ao palco”, começa por justificar o jovem, acerca daquela que se tornou na sua imagem de marca.
Uma aparência clássica, pouco habitual para a sua idade, mas que parece casar na perfeição com os géneros musicais que mais gosta. Tem apenas 14 anos, mas a voz, grave, entoa como se de um adulto já se tratasse. “Dizem que sou o Simão Oliveira fadista. Eu canto o fado porque gosto, mas canto também outras coisas. Já a Amália assim o fazia e ia do fado ao folclore”, explica o artista que divide a sua rotina entre a escola e a música. Frequenta o 9.º ano do Ensino Articulado no Agrupamento de Escolas de Arouca e sonha, por esta altura, em ser professor primário. Mas frisa: “A música terá sempre de fazer parte, seja a conciliar com o trabalho ou nos tempos livres”.
A conversa começa, aos poucos, a desfiar-se no cadeiral do Mosteiro de Arouca. “Gosto muito deste lugar”, confidencia. E continua: “Os meus bisavós viveram aqui quase 40 anos. Tomavam conta do Mosteiro e o meu avô acabou por nascer também aqui”. Perguntamos se sente o peso de o apelidarem ‘embaixador de Arouca’. A resposta vem rápida. “As pessoas dizem muito isso, mas não sei. Gosto muito de Arouca e de poder levar o nome da minha terra onde quer que eu vá. E isso vai sempre comigo, nem que seja na pronúncia”, ironiza.
Até hoje não consegue encontrar razão para esta ligação à música, a não ser a paixão pela arte de cantar. Começou a trautear “Ó Rama, Ó que Linda Rama”, um clássico do cancioneiro português, tinha apenas quatro anos, e não há pela família memória de quem tenha enveredado pelo canto. Talvez do pai, José Oliveira, que há vários anos se dedica ao teatro, tenha herdado o gosto por pisar os palcos. E nem só da música se faz o Homem. Aproveita o tempo livre para se dedicar ao campo e à criação de galinhas e coelhos. “Aqui em Arouca toda a gente tem a sua horta e isso acaba por ser natural para nós”, vai admitindo, entre risos.
Deu-se a conhecer ao país, enquanto cantor, num concurso televisivo de caça-talentos e acabou por se sagrar vencedor do The Voice Kids, na RTP, em abril deste ano. Já habituado a competições e à pesada dinâmica de programas televisivos, ruma agora a voos internacionais. Chegou no passado domingo a Paris – para onde partiu nervoso pelo seu batismo de voo –, onde irá atuar no La Seine Musicale, a sala de espetáculos francesa onde, por esta semana, tem ensaiado a sua atuação no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2021. Consigo leva uma ligação emocional ao programa que o catapultou para esta aventura e “O Rapaz”, um tema quase biográfico, com autoria repartida de Diogo Clemente e Fernando Daniel, seu mentor no The Voice Kids. “Gosto muito de cantar Carlos do Carmo, Amália ou outros fadistas desta nova geração, mas esta é, sem dúvida, a canção da minha vida”, afirma, orgulhoso do tema que vai cantar em 19.º lugar, este domingo, dia 19, no certame internacional.
“Tenho de aproveitar e pedir a todas as pessoas que votem em Portugal neste concurso, para podermos ter uma boa classificação”, diz enquanto vai explicando o método de votação: “Há duas fases. A primeira abre sexta-feira, dia 17, e encerra antes do espetáculo começar. A outra é aberta depois de serem apresentados os 19 temas a concurso e dura apenas 10 minutos. Mas o importante é que em Portugal podemos votar, através da internet [aqui], no nosso próprio país. E é grátis!”, apela o jovem Simão.
De Arouca até Paris, o apoio está garantido no próximo dia 19 de dezembro, onde poderemos mostrar o nosso apoio ao Simão Oliveira na Eurovisão Júnior, com transmissão em direto, às 15h00, na RTP1.