Disputou-se na noite da passada sexta-feira, 29 de julho, a fase final do 36.º Torneio Interfreguesias de Futebol Infantil e Juvenil. Em campo, e após uma ronda de dezassete jornadas cujo pontapé de saída foi dado a 2 de julho, os finalistas de cada escalão – sub-10, sub-12 e sub-14 – competiram para erguer mais alto o troféu de vencedor. Moldes 2, Várzea e São Miguel do Mato levaram a melhor na competição.
Ao longo do mês de julho, os destinos dos inícios de noite centraram-se no relvado sintético do Complexo Desportivo de Arouca, num reboliço caraterístico de uma competição a envolver mais de 300 crianças e jovens distribuídos por 26 equipas oriundas de 12 freguesias: Arouca, Burgo, Chave, Escariz, Fermedo, Mansores, Moldes, Rossas, Santa Eulália, São Miguel do Mato, Urrô e Várzea.
Ao fim de 60 jogos, as três últimas partidas destinaram-se a sagrar os vencedores desta edição da prova. Os primeiros a entrarem em campo foram os mais pequenos – sub-10 – no frente a frente Fermedo x Moldes 2, do qual saíram vitoriosos os atletas de Moldes, por 1-4. No escalão de sub-12, a jornada do Várzea x Escariz teve de ser decidida em penalties, após o empate no tempo regulamentar por 3-3. Após a conversão das grandes penalidades, a vitória sorriu à equipa de Várzea (5-4). Por último, em sub-14, São Miguel do Mato conseguiu o triunfo pela margem mínima (1-0), alcançada já nos últimos minutos de jogo, perante Burgo 1.
Torneio Interfreguesias também se joga no feminino
Mantendo a tradição, este torneio continua a promover os valores da inclusão e da diversidade através do desporto, integrando nesta edição 17 raparigas em diversas equipas em prova – cinco em sub-10, oito em sub-12 e quatro em sub-14 –, mais concretamente a representar Chave, Escariz, Mansores, Moldes, Rossas, São Miguel do Mato e Urrô. Como novidade, o torneio contou também este ano, pela primeira vez, com a colaboração de uma árbitra, Lara Santos, da Associação de Futebol de Aveiro, a formar parte da equipa de juízes das partidas de futebol.
“Ao apostarmos também na promoção do desporto – e mais concretamente da prática de futebol – junto destas pequenas atletas, estamos seguramente a trilhar um caminho rumo à promoção da igualdade de género não só no desporto como em toda a sociedade civil”, remata a presidente da autarquia, Margarida Belém.
Consulte aqui os resultados dos jogos.