Com vista a aumentar o número de lotes disponíveis para instalação de novas empresas, fomentando o desenvolvimento industrial no concelho, a Câmara Municipal de Arouca vai investir 1.193.883,70 € (mais IVA) na empreitada de expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Arouca (Zona Industrial da Mata). A adjudicação da obra à empresa Aborridas Terraplanagens Lda. foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de 6 de julho. O prazo de execução é de 360 dias a contar a data da consignação da obra. O início dos trabalhos está previsto para o mês de setembro.
Esta expansão estender-se-á para poente da Zona Industrial da Mata, numa área de 61 481 m2, e definirá a criação de vinte lotes, num total de 23 407,35 m2 de área de lotes. Os lotes terão áreas compreendidas entre 436 m2 e 2060 m2, com áreas de construção entre os 260 m2 e os 1600 m2, e abrangerão os setores indústria, comércio e serviços.
A intervenção prevê criar, a partir de um caminho antigo existente, uma via de serviço para acesso aos novos lotes. Neste arruamento principal, assentarão dezasseis dos lotes criados. Perpendicularmente a esta via, será criada uma outra rua que servirá os restantes quatro lotes.
As cotas de soleira dos lotes foram definidas com base na morfologia do terreno e na flexibilidade que se pretende na aquisição de terrenos para que se possam realizar anexações de lotes pela mesma empresa.
A empreitada de expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Arouca é cofinanciada pelo programa Norte 2020.
Recentemente foi também adjudicada a 1.ª fase da empreitada de requalificação e ampliação da Área de Acolhimento Empresarial das Lameiradas, em Mansores, no valor de 438.750,00 €. Notícia completa aqui.